Uma das partes mais interessantes de ser designer é o facto de se aprenderem coisas novas com cada projeto novo. Cada cliente é diferente e, por isso, para facilitar o processo e haver um consenso de ideias, é necessário perguntar ao cliente uma série e perguntas como: Quem é? O que faz e como o faz? O que o torna diferente? Porque está aqui? O que valoriza mais?
Estas perguntas podem parece muito diretas mas irão levá-lo a outro conjunto de questões relevantes em relação ao negócio do seu cliente.
Usar um bloco de notas para desenhar é a oportunidade ideal para descansar os olhos do ecrã do computador, mas é sobretudo uma forma mais rápida e eficaz de guardar as nossas ideias. Para além disso, também torna mais fácil o desenho de formas e contornos possibilitando a manipulação dos mesmos.
Quando partilha as ideias do design do logótipo com o cliente, é sempre importante partilhar um ou dois desenhos para que este tenha uma ideia mais visual do resultado final. Por isso, mantenha sempre um bloco de notas e uma caneta perto de si, nunca se sabe quando a criatividade vai surgir!
Deixar as escolhas das cores para o fim, ajuda-o a focar no essencial e não tanto naquilo que é mais fácil de alterar.
Uma má ideia não pode salvar uma boa escolha de cores, mas uma má escolha de cores não influência uma má ideia.
Se pensarmos num símbolo famoso, é da forma, dos contornos, das linhas e da ideia em si de que nos lembramos, muito antes de sequer pensarmos na cor.
Uma marca deve ser relevante para as ideias e atividades que representa. Um tipo de letra elegante, por exemplo, adequa-se mais a um restaurante de luxo do que a um jardim de infância. Uma paleta de cores florescente não vai envolver determinadas pessoas na mensagem, como por exemplo o público mais velho.
Quanto mais racionais formos na escolha do logótipo, mais fácil será vender a ideia ao cliente, e isso, pode ser a parte mais desafiante do projeto.
A simplicidade apoia o reconhecimento, principalmente quando hoje em dia existem tantas marcas a competir pela nossa atenção. Cada vez mais queremos que as pessoas se recordem da nossa marca com apenas um olhar, e isso não é possível com uma design demasiado trabalhado ou com uma grande variedade de cores.
Um marca tem que se focar no conceito – deve ter uma história coerente – e no formato uma vez que tem que ser trabalhada numa variedade de tamanhos, tanto para a página de um site como para um cartaz publicitário.
Quando os concorrentes estão a usar a mesma paleta de cores, ou o mesmo tipo de letra, fazer algo diferente pode ser a oportunidade perfeita para se distinguir, em vez de se "misturar" e causar confusão na mente dos clientes.
Mas a semelhança cada vez maior no mercado não significa que o seu trabalho foi facilitado, porque é necessário um cliente corajoso para fugir à tendência. Ao mostrar criatividade no seu portfólio está no caminho certo para atrair o tipo de clientes que pretende.
É raro ver um logótipo isolado, sem o contexto de um site, um cartão de negócio, um menu de bebidas ou numa aplicação. É por esta razão que a apresentação para o cliente deve compreender uma variedade de pontos relevantes, de forma a mostrar as diferentes formas que o logótipo pode obter nas diferentes plataformas que irá estar presente, quando visto por potenciais clientes.
Uma forma de atingir visuais coesos é através da personalização de uma fonte, que não seja apenas utilizada no logótipo, mas também nos conteúdos de marketing como os títulos.
Um logótipo não tem que mostrar a atividade à qual uma empresa se dedica, aliás, é melhor que não o faça porque quanto mais abstrato for, mais hipótese terá de perdurar no tempo.
Os símbolos não são a representação do que se faz, mas tornam evidente aquilo que é.
Um logótipo de texto é o suficiente, principalmente quando a empresa tem um nome único, como por exemplo a Google, Mobil ou Pirelli. Isso pode ser tão simples como mudar a forma ou a cor de uma ou mais letras.
Não fique tentado a fazer um design demasiado elaborado pelo facto do foco serem as letras, a legibilidade é a palavra-chave no que toca a logótipos de texto e a sua apresentação deve conter a adaptabilidade do design a nível de tamanhos, sejam grandes ou pequenos.
Colocar alguma perspicácia no seu trabalho, não só será mais divertido, como também ajudará o seu cliente a tornar-se mais bem sucedido.
Isto não será apropriado para empresas, que se dedicam, por exemplo, ao fabrico do tabaco ou armas, mas para empresas na área legal ou financeira como a Amazon.
Isto é uma boa forma de destacar os seus clientes, e colocar um lado humano ao seu trabalho.