Para criar um blog de sucesso é sempre necessário um bom conteúdo. Mas de que serve um bom conteúdo sem que o mesmo seja elaborado da forma mais cativante possível? Descubra aqui as melhores dicas para que tudo corra bem.
Não apenas por ser determinante para os motores de busca mas principalmente porque é nesta fase que os leitores mais abandonam o texto! Um bom primeiro parágrafo aumenta a probabilidade de os leitores lerem o texto até ao fim.
Não utilizar palavras caras ou termos técnicos. É determinante que todos os leitores percebam tudo o que é escrito.
Passar menos palavras passa uma sensação de ordem e ajuda a leitura a ser fluida. Não colocar frases intermináveis com demasiadas vírgulas.
Uma leitura seguida pode ser boa num romance, mas não nos ecrãs. Para as ideias serem apresentadas de forma organizada e para ajudar o leitor a compreender o tema divida o texto em vários pontos.
Escreva todo o seu conteúdo com um processo lógico. Não deixe frases isoladas.
Use somente em último recurso, pode acabar por ser confuso tantos símbolos no meio de texto.
É crucial chamar a atenção do leitor para continuar a leitura. Para isso são utilizadas as palavras de transição: mas, porque, no entanto, afinal, etc que apelam à curiosidade do leitor para ler as próximas linhas.
Questões no meio do texto com respostas lógicas ressaltam a atenção do leitor, fazendo-o pensar sobre o que está a ler e envolver-se mais com o conteúdo.
Os subtítulos quebram a monotonia dos textos, ajudam na organização lógica e consequentemente facilitam a leitura de uma grande página.
Está mais do que comprovado que um storytelling tende a envolver mais os utilizadores/leitores. Contar uma história que apela ao lado emocional do público é sucesso garantido. Não desvalorize esta arte antiga de passar conhecimento através de uma história.
Ninguém é perfeito, e escrever textos no computador pode ressaltar esse aspeto. Verifique sempre a ortografia. Um texto escrito num blog e publicado online é um alvo fácil para críticas e para arruinar a reputação de qualquer empresa/pessoa.