Medir a performance da sua marca no meio digital revela-se fundamental para criar uma estratégia de marketing digital eficaz. Existem diversas métricas nas plataformas que pode analisar para medir o desempenho da sua presença digital. Neste artigo de blog abordamos 4 métricas sociais relevantes para a sua marca.
Nas diferentes plataformas digitais é possível analisar se as pessoas estão a interagir com o conteúdo, e caso seja necessário, ajustar a sua estratégia nas redes sociais de modo a ter um impacto positivo na sua marca. A análise dos dados possibilita conhecer como o seu funil de marketing digital está a funcionar.
A primeira fase do funil de marketing denomina-se topo do funil (Tofu) e consiste na aquisição de novos visitantes, com o objetivo principal de gerar conhecimento sobre a marca através da produção de conteúdo. É nesta etapa que as pessoas descobrem a sua marca. As métricas nas quais se deve concentrar para acompanhar o seu progresso nesta fase são:
As impressões consistem no número de vezes em que o seu conteúdo é apresentado aos utilizadores. Esta métrica é relevante no sentido em que permite determinar a sua capacidade de mostrar o conteúdo ao público-alvo. Deste modo, um maior número de impressões pode simbolizar o aumento do conhecimento da marca (brand awareness).
O alcance traduz o número de pessoas únicas que visualizaram uma publicação. O alcance pode ajudá-lo a otimizar estrategicamente e de forma inteligente o conteúdo de forma a melhorar o alcance orgânico.
O engagement consiste numa métrica utilizada para acompanhar o grau de envolvimento ativo do público-alvo com o seu conteúdo. Este traduz a quantidade de pessoas que interagem com a sua conta e a frequência com que interagem, através de gostos, comentários e partilhas. Esta métrica permite conhecer quão recetiva é a sua audiência, quais os tipos de conteúdos que achou interessantes e o conhecimento da sua marca.
A taxa de engagement pode ser analisada por publicação ou de forma abrangente para um determinado período de tempo. Para calcular a sua taxa de interações, sugerimos que faça o seguinte cálculo:
Interações ÷ Impressões x 100
Exemplo:
Publicação 1: Interações – 15 | Impressões – 300 | Taxa de Engagement = 5%
Publicação 2: Interações – 8 | Impressões – 400 | Taxa de Engagement = 2%
Publicação 3: Interações – 2 | Impressões – 250 |Taxa de Engagement = 0,8%
Taxa de Engagement das Publicações: 2,63%
Esta métrica avalia a rapidez com que se conquistam seguidores durante um determinado período de tempo, permitindo ter uma ideia sobre se o conteúdo utilizado para atingir novos potenciais seguidores está a resultar.
As métricas sociais relacionam-se com os objetivos da marca nas redes sociais. No entanto, é necessário ter em conta os KPIs, uma vez que estes indicam os resultados reais dos investimentos realizados, caso aposte em tráfego pago. Enquanto que as métricas são informações sobre uma ação, os KPIs são os resultados de alguma ação.
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