Branding envolve as ações alinhadas com o posicionamento, objetivos e valores de uma marca, ajudando a construir a percepção da mesma na mente do cliente.
O objetivo do branding é conquistar a mente e o coração do target da empresa, através do despertar de sensações e da criação de ligações conscientes e inconscientes, que serão fundamentais para que o cliente escolha a sua marca no momento da compra.
Todos os elementos que compõe a sua marca devem ser pensados, desde o logótipo, o tipo de letra a utilizar, o discurso, o slogan, os jingles publicitários, entre outros. Estes elementos ajudam a construir a personalidade da marca na mente do consumidor.
Existem diversas formas de trabalhar branding na internet. Podemos dividir as iniciativas em dois grupos:
Representações visuais da marca, que ajudam a criar uma identidade na mente do consumidor: logótipo, um determinado estilo de imgens, fontes, cores etc. Quanto mais alinhada for, mais provável e rápida será a associação na mente de quem procura opções de marcas.
É extremamente importante que, no momento da criação da sua marca, esta também seja pensada para web. Os formatos de arquivo que são usados para materiais impressos são diferentes dos usados para a internet.
É essencial ter em conta a aplicação da marca, a facilidade de leitura e a visibilidade e compreensão do nome quando este estiver em versões reduzidas.
No manual, devem estar todas as normas que a marca deve seguir - quais as fontes usadas, os códigos das cores, como deve ser aplicado o logótipo nos diferentes fundos, versões verticais e horizontais, etc.
Procure imagens que sejam na mesma linha que pretende adotar para a sua marca.
Procure seguir uma postura, este diz muito sobre a sua marca. Para que o design esteja coerente e esteticamente bonito, é importante seguir o estilo adotado.
A estratégia transmite os valores não visuais, ou seja, a forma como transmite o seu propósito.
A criação da percepção pela estratégia dá-se num nível mais profundo, no qual o consumidor se identifica não só com o estilo, mas com os valores da marca, criando uma ligação ainda mais forte.
A resposta a estas perguntas ajudam a criar uma imagem mental mais clara da personalidade da marca.
Como é a linguagem da marca? É descontraída? É especializada?
É importante adequar a linguagem ao público, por isso, pesquise quais são os termos utilizados pelos seus clientes em conversas casuais e adote os que fazem sentido.
A linguagem tanto escrita como por emojis é uma ferramenta muito forte para se conectar com os clientes e potenciais clientes, especialmente nas redes sociais.
Onde está o seu público? Quais os canais utilizados para se relacionar com outras marcas e pessoas?
Existem diversos canais nos quais se pode relacionar, como por exemplo Linked In, email, redes sociais. Não é necessário marcar presença em todos os canais, mas sim naqueles que têm um papel estratégico para o crescimento do seu negócio.
Recomenda-se começar pela criação de um site, para incluir a sua empresa nos resultados de pesquisa, tendo sempre em conta que todas as novidades que a sua marca lança devem estar no seu site ao mesmo tempo.
Depois poderá pensar em criar uma fanpage no Facebook, que é hoje a maior comunidade online do mundo. Posteriormente, avançar para outras redes sociais onde acha que pode criar conteúdo relevante e alcançar o seu público.
Uma boa estratégia de conteúdo não ajuda apenas a destacar a sua marca nos motores de busca, mas faz com que esta tenha visibilidade e reconhecimento.
Aplicando os conceitos de unidade visual do branding, lembre-se de que o seu conteúdo deve ser personalizado com a identidade da marca em todos os os diferentes meios.