Tendo como propósito oferecer uma melhor experiência de navegação ao consumidor, o SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta do Marketing Digital que recorre a um conjunto de mecanismos para potenciar o posicionamento de um site, através de uma otimização do conteúdo nos motores de busca.
Numa fase inicial, o seu principal foco deve incidir sobre critérios básicos e essenciais, comuns a toda e qualquer estratégia corporativa. Para isso, comece por delinear os objetivos que a sua empresa pretende alcançar e defina o seu público-alvo. Estes primeiros passos irão influenciar, decisivamente, todo o processo seguinte, por isso é fundamental que compreenda a sua importância.
Uma das principais etapas numa estratégia de SEO é, sem dúvida, o conhecimento que detém sobre este tópico. Quanto mais souber sobre este conceito, maior a capacidade de captar a sua essência e dinâmica e, desta forma, tornar-se num verdadeiro profissional. Por isso, procure artigos e livros que o guiem nesse sentido e comece a familiarizar-se com as mais variadas ferramentas de SEO, de que são exemplo o Google Analytics e o Google Search Console.
O verdadeiro segredo por trás do SEO passa por compreender a intenção por trás de qualquer pesquisa, identificar as necessidades e questões do utilizador e responder de acordo com as mesmas. A capacidade de oferecer o conteúdo e informação que o público procura será a chave para alcançar uma boa classificação nos motores de busca. Só assim será capaz de atingir os seus objetivos e, quem sabe, cruzar novas metas.
Num processo constante de catalogação e classificação de qualquer conteúdo disponível online, os motores de busca influenciam, rigorosamente, a posição de um site e, consequentemente, o seu reconhecimento. Neste sentido, através dos chamados bots ou spiders, os motores de busca recorrem a uma série de fatores que compõem o algoritmo e que se subdividem em fatores on-page e fatores off-page.
Embora cada motor de busca tenha a sua própria metodologia, podemos constatar que, na sua maioria, a classificação engloba critérios relacionados com a estrutura do próprio site (on-page), desde o título, a meta description, o URL, entre outros, e parâmetros relacionados com as ações externas ao site (off-page) como a autoridade e o link building.
1. Título
O título é um dos principais critérios a ter em consideração pelo seu contributo direto na taxa de cliques. É a primeira oportunidade para conseguir chamar à atenção do leitor, o primeiro contacto que o leitor tem com o seu artigo. Muitas vezes a decisão de acedermos ou não a determinado site passa, exclusivamente, pelo título que nos é apresentado, por isso deve apostar num título objetivo, mas cativante que remeta para o tema do artigo e que contenha a palavra-chave do texto.
2. Meta description
A meta description é também um dos fatores mais importantes aquando do momento de procura nos motores de busca, tendo a capacidade, ou não, de aliciar o leitor a aceder a determinado site. A meta description oferece uma breve descrição e introdução sobre o tópico que será abordado, por isso deve também ser persuasiva e despertar o interesse do leitor.
3. URL’s
Tal como o título e a meta description, também o URL deve transparecer a ideia-chave do artigo. Para isso, não se esqueça de mencionar a palavra-chave do texto e relacionar o próprio título com o URL. Privilegie um URL curto e simples, mas explícito e utilize o hífen para separar as diferentes palavras.
4. Imagens (alt text)
Quando utilizamos uma imagem é importante fornecer dados textuais sobre a mesma, uma vez que os motores de busca ainda não têm a capacidade de compreender o seu conteúdo. Assim, através de um título ou de uma legenda, os motores de busca, mais precisamente o Google, terão uma maior facilidade em averiguar o que ela representa e assim, posicioná-la corretamente no Google Image. Com o formato e tamanho apropriado, uma imagem pode assumir-se ela mesma como uma fonte de tráfego.
5. Heading Tags
Ao elaborar um artigo é fundamental que consiga garantir a sua fluidez e o seu ritmo, de modo a facilitar a leitura e a não diminuir o interesse por parte do leitor. Para isso, recorra a heading tags para segmentar o texto através de subtítulos (H2 e H3), consoante o grau de relevância e utilize a palavra-chave sempre que possível.
6. Utilização da palavra-chave
Embora o processo de classificação esteja diretamente relacionado com uma correta utilização da palavra-chave, em estreita relação com os demais fatores on-page e off-page, tenha em atenção que isso não pressupõe uma utilização desmedida da mesma. Neste sentido, priorize o campo semântico, usando termos que estejam estritamente relacionados com a sua palavra-chave.
7. Conteúdo
A qualidade do conteúdo do seu artigo deve ser, sem marga de dúvida, a sua premissa. Mais do que um artigo muito extenso, deve privilegiar um artigo relevante e completo, que tenha valor para o leitor e que seja o mais elucidativo que conseguir sobre o tema sobre o qual se vai debruçar.
No entanto, há que ter em consideração que tanto a extensão dos seus artigos como a regularidade com que os publica podem ser fatores determinantes para a sua classificação. Para além disso, é de extrema relevância que a sua presença digital seja consistente, por isso não passe longo períodos de tempo sem fazer uma publicação.
8. Rapidez das páginas
Considerando que o principal intuito de uma estratégia de SEO é a capacidade de melhorar a experiência de pesquisa do público, um dos aspetos cada vez mais valorizados é a velocidade de carregamento de uma página online. Qualquer site cujo tempo de carregamento seja muito lento, perde rapidamente o interesse por parte das pessoas e está em clara desvantagem face à concorrência.
1. Link building
Tal como o próprio nome indica, o link building é uma estratégia através da qual se formam ligações, segundo uma rede de links distintos, que podem variar entre internos ou externos. Neste sentido, pode redirecionar o leitor para diversos outros sites e/ou artigos que considera relevantes, através de textos âncora, tal como pode aumentar o seu fluxo de visitantes ao ser mencionado por outras páginas.
O Google valoriza cada vez mais a quantidade de backlinks que remetem para a sua página, encarando-os quase como uma garantia de credibilidade. No entanto, esses backlinks devem responder a certos critérios de qualidade.
2. Autoridade
Também a autoridade é um parâmetro off-page, embora esteja intimamente interligado e dependente dos fatores on-page. Dentro da autoridade é possível destacar duas categorias distintas: a autoridade de domínio que categoriza a fiabilidade e qualidade de um site de acordo com o seu domínio e a autoridade de página, um indicador que avalia diferentes páginas online de acordo com diversos aspetos, nomeadamente, a rede de links estabelecida.
Mais recentemente, e em resultado da crescente popularidade dos smartphones, os motores de busca, e em particular o Google, passaram a considerar uma postura mobile-friendly como um fator determinante do posicionamento de um site. Para isso, deve adaptar o formato do seu site a diferentes dispositivos, como o smartphone e o tablet.
Ao adotar o conjunto de técnicas que caracterizam o SEO, consegue impulsionar o tráfego orgânico do seu site, blog ou plataforma de e-commerce e, consequentemente, obter maiores taxas de conversão. Desta forma, poderá verificar um aumento da sua taxa de lucro e uma clara vantagem competitiva relativamente aos seus concorrentes diretos.
Assim, este mecanismo do Marketing Digital, vai permitir-lhe alcançar uma maior taxa de retorno, comumente denominada de Return on Investment (ROI) e obter Custos de Aquisição de Clientes (CAC) consideravelmente inferiores.
No entanto, é importante não criar expectativas irrealistas ou estabelecer objetivos inconcebíveis. Há que compreender que os resultados do SEO não são imediatos e só começarão a ser visíveis a médio/longo prazo, pelo que deve complementar a sua aplicabilidade com diferentes outras forças que o ajudem a alcançar o sucesso que tanto ambiciona. Para além disso, deve proceder a uma monitorização e acompanhamento contínuo das medidas estabelecidas, de modo a perceber os efeitos resultantes da sua implementação.
Investir numa boa estratégia de SEO é a oportunidade que precisa para aumentar não só a visibilidade digital da sua empresa, como também a sua autoridade e reconhecimento. Elimine os obstáculos entre si e o seu sucesso!