Já lhe aconteceu ter um bloqueio criativo? É perfeitamente normal que pessoas de diferentes áreas de atuação, experienciem um bloqueio criativo. Querer criar algo e não ter absolutamente ideia nenhuma do que fazer, pode ser exaustivo. Ainda que não exista um plano instantâneo que dê ideias, há formas de lidar com o bloqueio criativo!
Para saber como superar, é importante saber qual o motivo destes bloqueios. Desta forma, torna-se mais fácil encontrar soluções que devolvam a produtividade e criatividade.
- cansaço: sentir-se mentalmente exausto pode e irá interferir na sua capacidade de criar;
- indecisão: este é um dos grandes problemas na criatividade, estar indeciso sobre onde colocar todos os seus esforços. Para pessoas indecisas é importante fazer um bom planeamento dos projetos;
- medo do fracasso: se estiver constantemente com medo em relação àquilo que as pessoas pensam do seu projeto, o processo criativo não será favorável;
- perfeccionismo: muita gente só quer criar se o resultado for perfeito. O mais provável e nunca conseguir lá chegar. O importante é começar e ir aperfeiçoando.
Agora que já sabe quais as principais causas de um bloqueio criativo, vamos descobrir como pode dar-lhe a volta!
1. Brainstorm
Brainstorm ou chuva de ideias (tradução portuguesa), é uma reunião onde se debate um tema com o objetivo de chegar a novas conclusões.
Já diz o ditado: duas cabeças, pensam sempre melhor que uma. Esta tática é o caso disso. Partindo do pressuposto que não existem más ideias, o objetivo é dizer todas as soluções que lhe vierem à cabeça e, mais tarde, analisar as opções para perceber que solução faz mais sentido.
2. Estimular a mente
Quando estimulamos muito a nossa mente, é mais fácil tornarmo-nos criativos. Fazer jogos, ler, fazer exercício físico, ver séries. No entanto, esta opção só se torna rentável quando está fora do local de trabalho.
Se tiver um bloqueio criativo no local de trabalho, experimente colocar 5 minutos no cronómetro e, escrever 50 ideias que lhe venham à cabeça. De certo, alguma irá utilizar no seu projeto. Caso considere que 50 ideias é um valor muito alto, pode sempre ajustá-lo ao que achar melhor.
3. Mudar de ambiente
Às vezes manter-se muito tempo no mesmo lugar não é bom para a sua criatividade. Caso tenha a facilidade de trabalhar por casa, experimente trabalhar num local diferente, onde se sinta inspirado. Se tem um local de trabalho fixo, decore a sua secretária ou organize o ambiente. Locais limpos e arrumados aumentam a criatividade.
4. Fazer uma pausa
Certamente já sabe que o nosso cérebro só tem capacidade de se concentrar na mesma coisa, durante 60 minutos. Se está à muito tempo a olhar para o mesmo projeto e não tem ideias, faça uma pausa. Caminhe, apanhe ar, converse um pouco, coma ou beba um café. Evite pensar no trabalho durante a pausa, de certeza que, quando voltar à secretaria, terá mais predisposição para continuar o trabalho.
Não se sinta mal ou preocupado se estiver a passar por um bloqueio criativo, o importante é não pensar demasiado nele. Abstrair-se é um excelente forma de se inspirar. Quando menos espera, no meio de uma conversa ou passeio, surge uma ideia ótima.
Lembre-se sempre de anotar todas as suas ideias num bloco de notas, desta forma, não irá esquecê-las!