Com a atual competitividade do mercado laboral, as flutuações das tendências de consumo e as expectativas do novo perfil do consumidor, chegar ao leitor, gerar interesse e atrair a maior audiência possível de forma orgânica, assume-se como um verdadeiro desafio para as empresas, que se deparam agora como uma maior dificuldade em aumentar o seu reconhecimento e notoriedade. Surge assim o conceito de Copywriting.
Ao refletirmos sobre esta questão, facilmente percebemos que a resposta para este problema está na capacidade de inovar, de apostar nos novos canais de comunicação, de fazer a ponte entre a empresa e os consumidores através de uma comunicação clara e concisa, que consiga fomentar um sentimento de comunidade. De uma maneira simplificada, a resposta está no Copywriting.
O Copywriting é uma ferramenta indispensável para qualquer estratégia na área do Marketing Digital, é a força motriz capaz de atrair, conquistar e fidelizar o consumidor, através da criação de conteúdo relevante, persuasivo, com um impacto positivo para o seu público-alvo e que vai ao encontro das suas necessidades e desejos.
Através do poder das palavras e de uma indiscutível habilidade para a escrita, um copywriter pretende influenciar a perceção que o leitor tem de uma marca, de um produto e/ou de um serviço, através da produção de textos para blogs, emails, anúncios e sites. O seu objetivo não passa exclusivamente por impelir no leitor um desejo de compra, o seu intuito pode ser simplesmente levá-lo a aderir a determinada ideia ou a adotar determinado comportamento, ao aproximar e fortalecer as relações entre o público-alvo e uma empresa.
O Copywriting é um processo mental bastante complexo que pressupõe, numa primeira fase, uma organização dos conceitos e conteúdo que pretende transmitir e a sua posterior materialização por escrito. Tornar-se num expert sobre a natureza do produto/serviço que quer vender, da ideia que quer difundir é o primeiro passo para alcançar o objetivo pretendido. No entanto, todo o procedimento criativo pode revelar-se bastante mais trabalhoso, desgastante e complicado do que aquilo que aparenta e muitas vezes não sabemos como nem por onde começar.
1. Concentre-se no título
São elementos como o título que instigam a curiosidade no leitor, que despertam o seu interesse e o motivam a ler um determinado artigo. Quanto mais apelativo o título for, maior a probabilidade de as pessoas lerem o parágrafo seguinte e o seguinte e o seguinte. Foque-se naquilo que realmente quer propagar e pense na forma mais criativa para o fazer. Cativar o público-alvo é o objetivo número um.
2. Alimente a curiosidade do leitor
Depois de atrair a atenção pretendida, é fundamental alimentar essa curiosidade e entusiamo. Para isso, deve humanizar a perceção que o potencial cliente tem da própria marca, através de um vínculo emocional que fortaleça os laços de proximidade entre o leitor e a empresa. Apele às emoções, envolva o leitor na própria narrativa da organização e crie o ambiente propício para o encorajar, quase que inconscientemente, a adotar determinada ação. As emoções sobrepõe-se muitas vezes à própria lógica, por isso encare o Copywriting como uma “efusão emocional” e compreenda as necessidades emocionais do seu público.
3. Conheça o seu público
Deparamo-nos com outro fator essencial: a necessidade de conhecer o seu público. Saiba para quem está a escrever, conheça as suas necessidades, compreenda os seus desejos e dúvidas e ofereça uma resposta para as mesmas. A informação que transmite deve ser a informação que o seu público-alvo procura, por isso deve reunir o máximo de conhecimentos específicos que conseguir sobre os seus potenciais clientes e escrever de acordo com eles. Lembre-se que muitas das nossas ações são movidas pelo desejo de pertença, o medo de perder uma oportunidade e a necessidade de nos sentirmos especiais, únicos ao adquirir determinado produto, por isso tente jogar com isso.
4. Seja a resposta que o seu cliente procura
Mostre quais são as vantagens para o seu cliente em adquirir determinado produto ou subscrever determinado serviço, justifique a sua compra e procure diferenciar-se da concorrência, ao provar o valor da sua empresa.
5. Recorra a testemunhos
Os testemunhos comprovam o seu valor e a qualidade dos seus produtos e/ou serviços. Estes depoimentos são um garante de credibilidade do posicionamento da sua empresa e permitirão uma maior adesão por parte das pessoas. Figuras públicas e influencers digitais são uma boa forma de dar uma maior credibilidade à sua empresa. Para além disso, alimentam uma relação de confiança e uma certa familiaridade com o público.
6. Dê garantias aos seus clientes
Permita períodos de devolução alargados, entregas e devoluções gratuitas, garanta o retorno do dinheiro em caso de insatisfação e permita períodos experimentais. Quanto mais confiança e segurança transmitir, maior a probabilidade de as pessoas aderirem ao que pretende.
7. Aposte no storytelling
O storytelling é a combinação perfeita entre a mensagem que pretende transmitir e a carga emocional, indispensável no processo de conversão da audiência. A aplicação do storytelling permite atrair o público, fazê-lo emocionar-se, identificar-se com o que é contado e conduzi-lo numa narrativa criada pela empresa. Para isso, procure estimular os sentidos do leitor, torne a sua narrativa imprevisível, faça com que o leitor se sinta estimulado à medida que vai lendo o seu artigo e evite clichés. Acima de tudo, seja autêntico naquilo que escreve, siga conceitos fundamentais como a honestidade e integridade e faça com que o público não só acredite naquilo que está a ler, como queira acreditar naquilo que está a ler.
8. Seja claro na forma como se expressa
Muitas vezes procuramos, erradamente, utilizar vocabulário demasiado sofisticado e frases demasiado elaboradas, acabando por prejudicar o ritmo e a fluidez do discurso. Foque-se no essencial e privilegie um discurso explícito e coeso.
9. Faça uma revisão criteriosa dos seus artigos
Para finalizar, perca o tempo necessário para a revisão dos seus artigos, tendo sempre em atenção possíveis erros gramaticais e ortográficos. Elimine palavras desnecessárias e reorganize as ideias de modo a garantir uma narrativa fluída e instigante.
Não fique desmotivado se inicialmente sentir mais dificuldades ao longo do processo criativo ou intimidado face à concorrência. A prática é a melhor forma de aprendizagem! Para além disso, pode sempre contar com a Bynet. Estamos ao seu dispor para o ajudar a definir uma estratégia viável, que afirme o seu posicionamento e a sua visibilidade digital.