O email marketing é uma ferramenta utilizada pela grande maioria dos negócios no setor de hospitalidade. Hotéis, pousadas, restaurantes e tours… todos eles aproveitam do facto do mailing ser um caminho bem-definido no mundo de marketing digital.
Com o custo de outros tipos de marketing na internet a subir, como pode ser visto claramente pelo custo de impressões ou cliques em plataformas como Google Ads ou Facebook. E é por isso que muitas empresas ainda dão mais importância ao email marketing, uma vez que continua barato e tem ainda muito potencial.
Deixar a sua newsletter ser o último item numa longa lista de coisas a fazer de algum estagiário é um perigo. Enviar email marketing genérico que não oferece valor a nenhum dos seus leitores simplesmente não vai trazer resultados. A sua equipa de marketing precisa pensar no que realmente quer do email marketing.
Definir um objetivo concreto vai ajudar a ver com mais claridade o que deveria ser feito na próxima newsletter.
É importante ter objetivos que são específicos, realistas e cujo retorno pode ser medido e avaliado, de alguma maneira. O nosso exemplo anterior citou uma quantidade específica de reservas dentro de um certo período - procure sempre ter objetivos que vão mostrar claramente se a sua campanha foi um sucesso ou um fracasso.
A ideia é bastante simples: a não ser que o seu hotel vá mudar de nome, endereço, ou a fechar as portas para sempre - não há nenhuma desculpa para enviar o mesmo email para todos os seus contactos.
Pense em diferentes critérios para usar como segmentação da sua lista de contactos, para aumentar o desempenho das suas campanhas de email marketing. Isso pode incluir clientes que viajam sozinhos, clientes que usam o seu espaço para algum tipo de evento, clientes que levam mais de um ano sem voltar à sua pousada...
Por outro lado, a segmentação vai de mãos dadas com ter um sistema de classificação de leads. Isso é, uma segmentação dos usuários que se inscreveram para receber algum tipo de publicidade mas que ainda não compraram nada.
Nem toda a gente que vê o seu site está pronto para reservar. As pessoas precisam de tempo, de informação e, até mesmo inspiração na decisão da compra. Use o seu software de email marketing para dividir os seus leads de acordo com o seu estado no funil de vendas - usando o comportamento de cada contacto como indicador.
Uma vez que tenha cada estado do funil definido, fica muito mais fácil imaginar o que esses internautas precisam para decidir reservar o quarto no seu hotel.
Conteúdo chato, feio ou irrelevante vai falhar independentemente do meio no qual esse conteúdo é promovido. Para evitar esse problema, tente pensar no porquê as pessoas se inscreveram na sua lista de contactos. O que elas esperam receber nas suas mensagens?
Cada audiência é única, igual às pessoas que formam a sua base de dados. E por isso, chegar a uma resposta do porquê que elas se inscreveram pode ser mais complicado do que parece. Por isso, é recomendável fazer testes A/B e ir aprendendo mais sobre os seus destinatários.
O seu email marketing tem que ter algum tipo de valor. Tem que ter algo mais do que apenas descontos… isto é a sua newsletter, não a Groupon. Fazer com que todos os seus emails sejam apenas sobre descontos é problemático.
A falta de conteúdo de verdade é algo palpável em qualquer tipo de email marketing. Não tem nada a dizer sobre o local onde o seu hotel ou pousada está? Nenhum evento que possa ser interessante para os seus contactos? Procure conteúdo que dê mais contexto da sua marca, que pinta um quadro sobre onde o seu hotel está.
A empresa tem que convencer o destinatário que ele quer receber as suas newsletter - mas depois disso vem o processo de construir um relacionamento com o cliente. E isso, leva tempo e consistência no seu email marketing.
Usar um nome de alguma pessoa que trabalha no hotel, enviar artigos que falam sobre a história do hotel, introduzir e apresentar os trabalhadores que mais se destacam… tudo isso dá uma personalidade, um pulso e cara à empresa. E o email marketing é o meio perfeito para construir essa personalidade com os seus clientes e leads!