Em resultado de um crescimento acelerado e de uma crescente valorização do papel das redes sociais, o Instagram passou a ser palco de um elevado número de pessoas que fazem da criação de conteúdo profissão e que dependem fortemente dos resultados que obtém para o êxito da sua vida profissional e pessoal.
Comumente reconhecidos como influencers ou criadores de conteúdo, destacam-se pelo seu elevado número de seguidores e pela forma como interagem e atraem um público específico, segundo uma abordagem arrojada que apela às emoções e que vai ao encontro dos interesses dos utilizadores.
Ao produzirem diariamente conteúdos pagos pelas mais variadas marcas, que recorrem à sua visibilidade para aumentar o seu alcance e penetrar em novos mercados, os criadores de conteúdo têm a capacidade de criar uma ligação emocional com o seu público-alvo, alimentando uma relação baseada em confiança e transparência.
Se por um lado, o Instagram oferece novas oportunidades de se expressar e de estimular o seu lado mais criativo, por outro lado a criatividade não é condição única de sobrevivência e de sucesso do seu perfil de Instagram.
Inicialmente, é importante perceber qual é o seu principal objetivo em criar uma conta nesta rede social. Gostaria de ser um criador de conteúdo? Pretende publicitar a sua marca através uma estratégia de Marketing Digital, assente nas plataformas digitais? Ou gosta simplesmente de fotografia e por isso encara esta aplicação como um hobby?
Depois de compreender o seu propósito, procure perceber o que é que o pode diferenciar das demais contas de Instagram. Ressalte os seus pontos fortes e aquilo em que é realmente bom, foque-se na mensagem que quer transmitir, naquela que considera ser a sua missão e defina o seu estilo, a sua identidade.
Após definir a categoria em que se insere, seja ela lifestyle, moda, tecnologia, desporto ou qualquer outra área do seu interesse, foque-se no seu público. Reflita sobre quem serão os potenciais interessados, se é uma conta mais direcionada para o sexo masculino ou feminino, se se dirige a uma camada da população mais jovem ou mais adulta. Esta etapa é fundamental para que possa adaptar o seu conteúdo e a forma como comunica aos seus seguidores.
Tendo definido o seu objetivo, afirmado a sua identidade, analisado o seu nicho e identificado as questões-chave, pode então dar início à fase mais instigante e desafiadora da sua estratégia de Marketing: a criação de conteúdo.
Embora a qualidade do seu conteúdo deva ser a sua primeira preocupação, os seus resultados só serão satisfatórios se apostar em conteúdo autêntico, sincero e transparente, que o diferencie dos milhares de outros perfis de Instagram. Para isso, mostre aquilo que verdadeiramente é. Não tente criar uma personagem ou forçar certos comportamentos, nem tão pouco tente adaptar a sua maneira de ser e de estar a um público que não é o seu.
Na atual era digital em que vivemos, marcada por esta necessidade de estarmos em permanente contacto com as plataformas digitais e pela imprevisibilidade do comportamento do consumidor, uma das tendências que veio para ficar é esta procura por pessoas reais, com vidas reais e experiências reais. Por isso, seja aquilo que as pessoas procuram, seja você mesmo.
Para além disso, a consistência é uma das melhores maneiras de fomentar um sentimento de comunidade. Ao publicar conteúdo de forma regular, tem a capacidade de fazer o seu seguidor sentir que está a ser tratado por “tu”, fazê-lo sentir ele próprio como uma parte imprescindível do seu perfil. Assim, não corra o risco de cair em esquecimento e não passe longos períodos de tempo sem fazer uma publicação.
É através de um feed cuidado e apelativo, capaz de transmitir de forma assertiva a essência e dinâmica do seu perfil de Instagram, que vai conseguir captar a atenção de qualquer pessoa que visite o seu perfil de Instagram e, quem sabe, torná-la um potencial seguidor. Por isso, privilegie a estética e a harmonia e garanta que o seu feed é o mais convidativo possível.
Para isso, comece por decidir o estilo do seu Instagram. A melhor maneira de assegurar essa sensação de uniformidade passa pela escolha de uma palete de cores e tonalidade, que assegurem um equilíbrio entre as suas diferentes publicações. Neste sentido, edite as suas fotografias sempre que achar necessário, recorra a aplicações de edição (Lightroom, VSCO ou Snapseed) e ajuste a exposição, o contraste e a saturação, de modo a torná-la mais apelativa visualmente. Pode sempre recorrer a filtros para facilitar o processo de uniformização de cor, mas tenha em atenção em usar sempre o mesmo.
Por outro lado, a iluminação é sem dúvida a nossa melhor amiga quando queremos que uma fotografia fique com um aspeto bonito e natural. Por isso, deve tirar o maior proveito da luz natural e aproveitar sempre as horas de melhor luminosidade. Recorra ao flash somente em última instância ou se procurar obter um efeito em concreto.
Tal como o flash, evite fazer zoom nas suas fotografias. Se estiver a tirar fotografias com o seu telemóvel, o mais provável é pôr em causa a qualidade das mesmas e, assim, comprometer a qualidade do conteúdo que vai partilhar. Para além disso, opte sempre por usar à própria câmara do seu smartphone e não caia na tentação de recorrer à câmara do Instagram, para mais uma vez não prejudicar a qualidade da sua imagem.
Foquemo-nos, então, no ponto seguinte: ângulos e enquadramento. Uma das mais conhecidas regras para obter o enquadramento perfeito é a regra dos terços. Segundo a mesma, deve dividir a sua imagem numa grade 3×3 e colocar os elementos centrais nas zonas de interseção. Desta forma, conseguirá dar especial ênfase à informação verdadeiramente merecedora da atenção dos seus seguidores.
No que toca aos ângulos, seja o mais ousado que souber e conseguir. Explore diferentes ângulos, arrisque com diferentes posições, evite que as suas fotografias pareçam sempre mais do mesmo e verá que o feedback será muito positivo. Se, inicialmente, sentir dificuldades em inovar e não souber por onde começar, procure inspiração noutros perfis de Instagram ou até mesmo noutras aplicações como o Pinterest. Mas mantenha sempre a sua essência!
Um dos aspetos mais importantes para fomentar o sentimento de comunidade que falámos anteriormente é, seguramente, a interação que estabelece com os seus seguidores. Se o público é o segredo do seu sucesso, então torne-o a sua prioridade. Para isso, comprometa-se a gravar stories diariamente, a responder a comentários e ao máximo de mensagens que conseguir, use e abuse das novas ferramentas do Instagram e utilize, por exemplo, as caixinhas de perguntas para se sentir mais próximo do seu público.
Para além disso, não se esqueça de colocar uma descrição em todas as suas publicações, para lhes dar o seu cunho pessoal. Diga o que está a pensar, o que está a sentir ou diga simplesmente algo que faça sentido para si. Os seus seguidores sentir-se-ão mais envolvidos e ligados a si.
Por fim, todas as abordagens de planeamento sublinham a importância de um acompanhamento contínuo. Por isso, faça uma avaliação constante dos resultados obtidos e pondere sobre os passos seguintes a dar. Para facilitar esse processo, usufrua das estatísticas que o próprio Instagram oferece. Desta forma, consegue ter uma visão geral das contas alcançadas e das suas interações e compreender a melhor forma de chegar até aos seus seguidores.
Permita-se ser aquilo que melhor o caracteriza e solte o seu lado mais criativo! E se precisar de um parceiro que o ajude no processo de criação de conteúdo de qualidade, agende uma reunião connosco.