A importância de definir e partilhar a história do negócio
Existem histórias em todo o lado. Podemos aprender através de histórias, entreter-nos a ler histórias, e as nossas vidas só fazem sentido com as histórias que ficam na memória. Para criar um negócio que perdure no tempo e apresente valor para o público, precisamos de olhar primeiramente para o interior e identificar quais as histórias que nos trouxeram ao ponto em que nos encontramos atualmente.
Somos todos indivíduos. Todos temos histórias que nos marcaram. O segredo para construir um negócio que tenha significado para os outros é identificar estas histórias e construir algo à volta delas. Quando o fizermos, não iremos estar a vender produtos ou serviços mas sim experiências.
As pessoas compram histórias de outras pessoas
Passar algum tempo a considerar a história do negócio, assegura que os clientes irão perceber a missão do negócio e o seu propósito. O seu negócio pode oferecer um produto ou serviço, mas deve ter na mesma uma história. Uma maneira de obter um posicionamento favorável no mercado onde atua é sem dúvida trabalhar a história do seu negócio, dos seus produtos e dos seus serviços. Atualmente, o público atribui cada vez mais significados a tudo o que adquire.
Para além do mercado em massa
Independentemente do foco do seu negócio, é provável que tenha uma história por detrás dele. Passe algum tempo a tentar defini-la.
O antigo modelo de negócio tipicamente caracterizado do século 20 está a evoluir. No seu lugar surge um novo modelo, focado nas fortes crenças e desejo de mudar as coisas.
Procuramos cada vez mais significados e, na maior parte das vezes, produtos fabricados em massa carecem de significados. Isto levou, sem surpresa, a um foco renovado de necessidade de histórias por detrás de tudo o que faz parte do nosso dia-a-dia. Queremos saber de onde vem o produto, quem o criou, entre outras coisas. As histórias por detrás do produto e dos serviços que usamos na nossa vida têm-se tornado cada vez mais importantes para os consumidores, e os melhores negócios aproveitam isso.
Não interessa o que faz, qual é o seu negocio, pode ser digital ou físico, independentemente disso, deve passar algum tempo a considerar a sua história. Ao apostar na história, está a oferecer aos seus clientes algo mais profundo para a construção de relações que um negocio precisa para sobreviver ao longo do tempo.